INÍCIO DA SESSÃO
ESQUECEU A PASSWORD?
Técnico/a de Segurança e Higiene do Trabalho
Duração(Horas) :
1845
Preço Indicativo:
Gratuito
Descrição:
O Técnico/a de Segurança e Higiene do Trabalho é o profissional que, de forma autónoma ou untegrado numa equipa, aplica os instrumentos, metodologias e técnicas específicas para o desenvolvimento das actividades de prevenção e protecção contra riscos profissionais, tendo em vista a interiorização na empresa de uma verdadeira cultura de segurança e a salvaguarda da segurança e saúde dos trabalhadores, de acordo com a legislação e as normas em vigor.
Destinatários
Adultos (idade superior a 23 anos) com qualificações escolares inferiores ao nível secundário e com baixas qualificações profissionais.
Objectivos
Colaborar no planeamento e na implementação do Sistema de Gestão de Prevenção da Empresa. - Colaborar no processo de avaliação de riscos profissionais e desenvolver e implementar as medidas de prevenção e protecção. - Desenvolver e implementar medidas de prevenção e de protecção. - Colaborar na concepção ou reengenharia de locais, postos e processos de trabalho. - Colaborar no processo de utilização de recursos externos nas actividades de prevenção e protecção. - Assegurar a organização da documentação necessária ao desenvolvimento da prevenção na empresa. - Colaborar nos processos de informação e formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho. - Colaborar na integração da prevenção n o sistema de comunicação da empresa. - Colaborar no desenvolvimento de processos de consulta e de participação dos trabalhadores. - Colaborar no desenvolvimento das relações da empresa com os organismos da rede de segurança e prevenção.
Conteúdo Programático
Portefólio reflexivo de aprendizagem-PRA - 85h; Cidadania e Profissionalidade - 150h; Sociedade, Tecnologia e Ciência - 150h; Cultura, Linguagem e Comunicação - 250h; Probabilidades e estatística - 50h; Desenho técnico - interpretação de plantas - 25h Normativos legais aplicados à actividade profissional -50h; Informática na ópyica do utilizador - 25h; Técnicas de planeamento de prevenção de riscos profissionais - 50h; Planos específicos de prevenção de riscos profissionais - 25h; Ergonomia do posto de trabalho - 50h; Informática - folha de cálculo e base de dados -25h; Fundamentos gerais de higiene do trabalho - 25h; Agentes químicos e biológicos - 25h; Agentes físicos - 50h; Fundamentos gerais de segurança no trabalho - 25h; Segurança no trabalho - avaliação e controlo de riscos - 50h; Segurança no trabalho - equipamentos - 25h; Fases do projecto - 25h; Planificação do projecto - 50h; Metodologias de avaliação de riscos profissionais - 25h; Controlo de riscos profissionais - 50h: Plano de emergência - definição - 50h; Plano de emergência - implementação - 50h; Projecto de segurança e higiene do trabalho - definição - 50h; Projecto de segurança e higiene do trabalho - planeamento - 50h; Projecto de segurança e higiene do trabalho - implementação - 50h; organização do trabalho - gestão das organizações - 25h; Psicossociologia do trabalho - 25h; Informação e comunicação - 25h; Noções de pedagogia - 25h;
Certificações
- Ensino Secundário - Saída Profissional: Técnico(a) de Segurança e Higiene do Trabalho - Nível 3 de Qualificação
Os preços indicados neste site são indicativos e podem sofrer alterações sem aviso prévio